top of page

Curriculum Vitae

INÊS NOBRE Nasceu a 28 de Outubro de 1980 em Lisboa.

Estudou dança clássica e contemporânea na Escola de Dança do Conservatório Nacional (1990-1998).

Durante os seus estudos na EDCN, aos 15 anos, entrou em contacto com o método de Pilates. Enquanto bailarina do Ballet Gulbenkian e do Gothenburg Ballet usou sempre este método para se manter em forma física e evitar lesões.

 

Em 2006 inicia o curso de Pilates com Alan Herdman em Londres. Depois de terminar o curso começa a trabalhar com Sarah Duley no seu estúdio em Richmond, Pilates Plus. Pouco depois volta a Portugal onde começa a trabalhar no Estúdio Pilates Filipa Mayer e onde permanece seis anos e meio.

Durante esse tempo, entra em contacto com a Polestar Pilates e em 2009 inicia o Curso Integral da Polestar. Depois de ter terminado esse curso seguiram-se muitos outros: Patocinesiologia do Membro Superior, Patocinesiologia do Membro Inferior, Patocinesiologia da Coluna Lombar, Pilates na Osteoporose, Pilates na Reabilitação Neurologica, Competências Avançadas de Avaliaçâo, Curso de Matwork, e Terapia de Movimento de Thomas Myers (Anatomy Trains for Movement Therapists).

 

Desde 2010 que se está a formar em Medicina Chinesa pela Universidade de Medicina Chinese do Dr. Pedro Choy.

Pilates

 

PILATES é um método inteligente de movimento que foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967).

 

Consiste numa combinação harmoniosa do fortalecimento e energia dos métodos ocidentais de exercício com a respiração, alinhamento e concentração mental característica das disciplinas orientais.

Esta combinação de características torna o Pilates numa forma de movimento terapêutico e preventivo de lesões.

O método Pilates trabalha a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação e promove uma melhor consciência do corpo e do que se passa com ele. Através dessa consciência podemos melhorar as estratégias de movimento e a função neuro-muscular restaurando assim o movimento natural e saudável. O equilíbrio emocional, a auto-estima e o bem estar geral são alguns dos benefícios extra que pode encontrar ao praticar este método.É ideal para todas as pessoas, todas as idades e para as mais diversas condições físicas e patologias. Pode ser usado como correcção postural, reabilitação, fitness ou treino atlético.

 

As máquinas de Pilates, como o Reformer e a Torre, são facilitadoras do movimento e ajudam o praticante a executar os exercícios com uma maior qualidade de movimento. Um trabalho personalizado no equipamento de Pilates permite maior diversidade e flexibilidade dos exercícios para atender às necessidades e aos objectivos de cada um.

 

HISTÓRIA DO PILATES

Joseph Pilates nasceu em Dusseldrf (Alemanha) em 1880.

Sofreu de diversas doenças como raquitismo, febre reumática e asma o que o levou, desde cedo, a interessar-se pelo desporto. Praticou ginastica, ski, mergulho, boxe, alterofilismo, yoga e estudou anatomia.

Em 1912 emigrou para Inglaterra e aí, durante a Primeira Guerra Mundial, esteve a tratar de soldados acamados. Foi nessa altura que começou a desenvolver o seu equipamento, com o uso de molas e cabos atados às camas, para reabilitar os doentes que necessitavam do retorno à função.

Aos 43 anos emigra para os EUA. Durante a viagem conhece Clara, uma enfermeira alemã, que se tornou na sua futura companheira e que influenciou imensamente o método de Pilates.Os dois ensinavam Contrologia (nome que deram ao método na altura) no estúdio que abriram em Nova Iorque.

Este localizava-se no mesmo edifício de vários estúdios de dança o que fez com que ficassem conhecidos pelo treino e recuperação de bailarinos.

 

J. P. escreveu dois livros "Your Health" (1934) e "Pilates, Return To Life Through Contrology" (1945)."Contrologia é a coordenação completa do corpo, mente e espírito", J.P.

 

 

bottom of page