Medicina Chinesa

Acupunctura

A Acupunctura trata das patologias por meio da inserção de agulhas muito finas em determinados pontos no corpo, estimulando o organismo para a sua auto-regeneração, equilíbrio, vitalidade e saúde.A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a Acupunctura para um sem número de patologias que vão desde o controle da dor e da inflamação até aos paliativos oncológicos, passando por patologias infecciosas, neurológicas, respiratórias, digestivas, sanguíneas, urogenitais, ginecológicas, obstétricas, cardiovasculares, mentais, dermatológicas, etc.A Acupunctura tem provas dadas pela sua eficácia desde há, pelo menos, 2500 anos e apresenta hoje evoluções técnicas como a electroacupucntura ou a laserpunctura.

Massagem Tui Na

A massagem Tui Na é mais utilizada para patologias ou problemas (como a dor) osteo-articulares e musculares, como lesões nos tecidos moles, contracturas, estiramentos, distensões, pequenas roturas, tratamento de tensões, stress, fadiga. São disso exemplos comuns as situações de lombalgia, ciática, lombociatalgia, periartrite escapulo-umeral (ombro congelado), epicondilite (cotovelo de tenista), tendinites, e outras.A Tui Na é, no entanto, mais completa do que isso, sendo indicada como complemento à Acupunctura ou sendo utilizada sozinha no tratamento de muitas patologias sistémicas. Utiliza técnicas de manipulação específicas, assim como os mesmos pontos no corpo utilizados pela Acupunctura.

Fitoterapia

A Fitoterapia é talvez a parte maior e mais importante da Medicina Chinesa e consiste numa farmacologia à base de plantas que existe há, pelo menos, 3000 anos. Diferente da farmacologia ocidental, esta Fitoterapia usa vários princípios activos que se combinam numa mesma fórmula para uma determinada acção terapêutica, equilibrando-se e evitando ou anulando efeitos colaterais ou contra-indicações.Tem por objectivo repor o equilíbrio fisiológico contrariando o efeito energético patológico. Assim, por exemplo, num quadro de “Calor” de uma patologia como a gripe com febre, é ministrada uma fórmula fitoterápica à base de plantas “Frias” ou “Frescas” que irá harmonizar o organismo e reforçar as defesas imunológicas. Da mesma forma, a um paciente que seja friorento e sofra de baixa de energia, será ministrada uma fórmula que o aqueça energeticamente e que lhe melhore o metabolismo.